Por AFRÂNIO CATANI*
Comentário sobre o livro de Pierre Bourdieu sobre as fotos que tirou na Argélia nos anos 1950 e 1960
A versão estadunidense do livro de Pierre Bourdieu (1930-2002) constitui-se em edição ampliada da original Images d’Algérie (2003), contendo prefácio de Craig Calhoun, introdução de Franz Schultheis (também incluindo entrevista realizada com o sociólogo em junho de 2001), comentário sobre as fotos de autoria de Christine Frisinghelli e relação dos 35 textos (livros, artigos acadêmicos, prefácios e intervenções jornalísticas) que ele escreveu sobre a Argélia.
Pierre Bourdieu chegou à Argélia em outubro de 1955, com 25 anos, para completar o serviço militar. O envio ao país africano foi, na realidade, uma punição pela sua oposição à repressão que a França desencadeou contra sua então colônia, que lutava pela independência, numa sangrenta guerra revolucionária (1954-1962).
Até meses antes de ser mobilizado ele se encontrava lotado em Versalhes. Em 1956 e 1957 leu tudo o que pôde encontrar sobre a Argélia, terminou suas obrigações militares, voltou à França, publicou Sociologie de l’Algérie (1958) e voluntariamente retornou como professor universitário em Argel.
A obra apresenta mais de 160 fotos tiradas por Pierre Bourdieu na Argélia entre o fim dos anos 1950 e o início dos 1960, em plena agitação bélica e em momento particular de sua trajetória intelectual: sem se dar conta plenamente, estava se convertendo em cientista social, distanciando-se a passos largos de sua formação filosófica refinada.
Na excelente introdução, Schultheis fala que as fotografias – quase duas mil, muitas perdidas, outras sem negativos – ficaram guardadas em caixas empoeiradas durante 40 anos. Apenas algumas foram utilizadas por Pierre Bourdieu em seus livros – casos de Travail et travailleurs en Algérie (com Alain Darbel et.al.,1963); Le déracinement: la crise de l’agriculture traditionnelle en Algérie (com Abdelmalek Sayad, 1964); Algérie 60; structures économiques et structures temporelles, 1977 – e em artigos. As demais eram inéditas até a publicação de Images d’Algérie e das exibições que ocorreram no Institut du Monde Arabe, em Paris (janeiro e novembro de 2003).
As fotografias de Pierre Bourdieu foram tiradas, não raro, em várias situações dramáticas, como na região de Collo. Fotografar as pessoas era, entendia o pesquisador, uma maneira de dizer a elas: “eu estou interessado em você, estou do seu lado. Irei ouvi-lo e testemunharei o que você está vivenciando” (p.13). Tais fotos nos ajudam a entender melhor, para o caso argelino, as dimensões e consequências da situação econômica e da agitação social que afetam crescentemente setores inteiros da população do país, que se deparava com uma nova lógica, com demandas totalmente flexíveis, que rompiam com a história e com os laços tradicionais que até então experimentaram (p. 4-5).
Pierre Bourdieu explora e documenta a interdependência entre as estruturas econômicas e as estruturas temporais, interessando-se pela fenomenologia das estruturas emocionais, manifestas na análise das formas de sofrimento que resulta do conflito entre disposições mentais e emocionais (o habitus dos atores sociais) e as estruturas econômicas e sociais da sociedade colonial (p. 3).
Olhando as fotos que documentam as abjetas condições e o sofrimento do povo argelino, bem como sua dignidade, graça e determinação,e lendo os excertos fundamentais da obra de Pierre Bourdieu que acompanham tais imagens, é possível estabelecer um paralelo entre o fazendeiro “desenraizado” da Cabila e o empregado desregulado e destruído dos dias atuais nas sociedades capitalistas.
Basta comparar os testemunhos apresentados na obra coletiva que ele organizou, A miséria do mundo, com aqueles transcritos nos livros sobre a Argélia, quarenta anos antes. É por esta razão que Bourdieu falou, sobre suas pesquisas argelinas, o seguinte: “este é meu trabalho mais antigo e ao mesmo tempo o mais atual”.
*Afrânio Catani é professor titular aposentado da Faculdade de Educação da USP e, atualmente, professor sênior na mesma instituição.
Referência

Pierre Bourdieu. Picturing Algeria. Editado por Franz Schultheis e Christine Frisinghelli. New York, Columbia University Press, 2012, 230 págs. [https://amzn.to/43OFCZU]
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