O rabino Yitzchak Ginsburgh

Imagem: Tim Mossholder
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Por SHAY HAZKANI & TAMIR SOREK*

Nova pesquisa indica que 82% dos israelenses apoiam a expulsão dos moradores de Gaza.

1.

Uma pesquisa recente com judeus israelenses revela um crescente conforto com a ideia de expulsar palestinos à força – tanto de Gaza quanto de dentro das fronteiras de Israel. A pesquisa também constatou que uma minoria significativa apoia o massacre de civis em cidades inimigas capturadas pelo exército israelense. Essas tendências preocupantes refletem a radicalização do sionismo religioso desde a retirada de Israel de Gaza em 2005 e o fracasso dos judeus israelenses seculares em articular uma visão que desafie a supremacia judaica.

Encomendada em março de 2025 pela Universidade Estadual da Pensilvânia e conduzida por Tamir Sorek para a empresa israelense de pesquisas Geocartography Knowledge Group, a pesquisa entrevistou uma amostra representativa de 1.005 judeus israelenses. A pesquisa apresentou uma série de perguntas “mal-educadas” – tópicos tipicamente evitados nas pesquisas israelenses tradicionais – sobre o conflito israelense-palestino.

De acordo com os resultados, 82% dos entrevistados apoiaram a expulsão de moradores de Gaza, enquanto 56% eram a favor da expulsão de cidadãos palestinos de Israel. Esses números representam um aumento acentuado em relação a uma pesquisa de 2003, na qual o apoio a tais expulsões era de 45% e 31%, respectivamente.

Interpretações religiosas desempenham um papel fundamental na formação dessas visões. Quase metade (47%) dos entrevistados concordou que “ao conquistar uma cidade inimiga, as Forças de Defesa de Israel deveriam agir como os israelitas agiram em Jericó sob o comando de Josué – matando todos os seus habitantes”. Sessenta e cinco por cento disseram acreditar na existência de uma encarnação moderna de Amaleque, o inimigo bíblico israelita que Deus ordenou que fosse eliminado em Deuteronômio 25:19. Entre esses crentes, 93% disseram que o mandamento de Amaleque de apagar a memória permanece relevante até hoje.

Essa retórica apocalíptica encontrou terreno fértil nos círculos religiosos sionistas, onde os líderes há muito defendem essas políticas extremas.

Uma das figuras mais influentes a defender tais políticas é o rabino Yitzchak Ginsburgh, chefe da Yeshiva Od Yosef Chai no assentamento de Yitzhar, na Cisjordânia. Em janeiro de 2005, pouco antes do desmantelamento dos assentamentos de Gaza por Israel, Yitzchak Ginsburgh proferiu um sermão perto do Knesset que expôs uma visão fundamentalmente contrária ao ideal sionista secular de um “Estado judeu e democrático”.

Yitzchak Ginsburgh ganhou notoriedade por seu panfleto “Baruch Hagever” (“Baruch, o Homem”), que elogiava Baruch Goldstein, o colono que massacrou 29 fiéis muçulmanos na Caverna dos Patriarcas de Hebron em 1994. Após o assassinato do primeiro-ministro Yitzhak Rabin em 1995, Ginsburgh foi colocado sob detenção administrativa. Posteriormente, ele endossou um livro que sancionava o assassinato de mulheres e crianças não judias.

Seu sermão de 2005, agora conhecido como “Hora de Quebrar a Noz”, foi um chamado para abraçar a supremacia judaica na Terra de Israel. Preparou seus seguidores para a violência em massa e a limpeza étnica – políticas que, duas décadas depois, parecem estar se desenrolando em Gaza. Com a visão de Yitzchak Ginsburgh aparentemente se concretizando, vale a pena revisitar a estrutura ideológica que ele propôs.

2.

Nascido nos Estados Unidos em 1944, Yitzchak Ginsburgh iniciou sua carreira rabínica no movimento Chabad. Embora ainda resida em Kfar Chabad, sua maior influência se dá entre os judeus haredi nacionalistas, dentro do movimento religioso sionista. Seus ensinamentos mesclam misticismo hassídico com nacionalismo messiânico, inspirando-se no rabino Abraham Isaac Kook e no movimento sionista revisionista. Seu apelo se estende até mesmo a alguns israelenses seculares, atraídos por suas ideias de inspiração da Nova Era e seu conceito de “psicologia judaica”.

Os seguidores mais radicais da ideologia de Yitzchak Ginsburgh são os chamados “jovens do topo da colina” – jovens colonos violentos de postos avançados ilegais – que agora formam uma milícia armada responsável por ataques frequentes e assassinatos ocasionais em aldeias da Cisjordânia. Ao contrário dos primeiros líderes do movimento de colonos Gush Emunim, que, pelo menos nominalmente, aceitavam a ideia de que os palestinos poderiam permanecer na terra como ger toshav (termo haláchico para um não judeu que vive na Terra de Israel) sem direitos políticos, Ginsburgh vê qualquer presença palestina na Terra de Israel como uma profanação do nome de Deus.

Em seu sermão sobre “quebra de nozes”, Yitzchak Ginsburgh comparou o Estado de Israel a uma noz com quatro cascas que envolvem a fruta – o povo judeu. Baseando-se em conceitos cabalísticos, ele descreveu essas cascas (kelipot) como impurezas espirituais, resquícios da criação que devem ser quebrados para liberar centelhas divinas. Embora algumas cascas possam conter traços de santidade, a maioria está alinhada com o mal – a sitra achra, que em aramaico significa “outro lado”.

Inicialmente, argumentou Yitzchak Ginsburgh, essas cascas eram necessárias para o desenvolvimento do povo judeu. Mas agora, afirmou ele, elas se tornaram obstáculos. Para trazer a redenção, as cascas precisam ser quebradas. As três primeiras – a mídia, o judiciário e as instituições governamentais – são irremediavelmente impuras e devem ser destruídas. A quarta, as forças armadas, pode ser salva, mas somente se seus fundamentos morais forem expurgados.

A mídia secular, afirmou Yitzchak Ginsburgh, “cria uma atmosfera na qual falar em nome da Torá é visto como anacrônico, primitivo e irrelevante para todas as conversas essenciais às nossas vidas”. O sistema legal e judiciário incentiva a “assimilação e a confusão das diferenças entre Israel e as nações”. Recebe assistência frequente do sistema educacional, “que também se esforça… para impor esses valores estranhos e confusos aos jovens”. O Knesset e o governo promovem interesses alheios ao povo judeu.

A quebra dessas três cascas está quase completa, com o ritmo acelerado da mudança de regime decorrente da reforma judicial do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, o esmagamento do sistema educacional e o abandono generalizado do ethos profissional na mídia israelense.

O exército é a mais importante e útil dessas conchas, argumenta Ginzburg. É “macio e fácil de digerir”. Seu rompimento liberará a substância divina inerente a ele em um processo apocalíptico. Yitzchak Ginsburgh afirma que um simples judeu que se apoiará em um desejo primordial de vingança – a quem ele chama de “o quebra-nozes” – instigará esse processo.

Essa pessoa não estará vinculada às regras emasculadoras dos militares, aqueles valores gentios associados à chamada “pureza das armas” que impedem os soldados de cumprir o mandamento talmúdico: “Se alguém vier para matá-lo, levante-se e mate-o primeiro”. Esse mesmo quebra-nozes se vingará dos gentios, os árabes da Terra de Israel, sem restrições morais. Ele imitará Baruch Goldstein, ou os bíblicos Shimon e Levi, que mataram todos os moradores de Siquém após o estupro de sua irmã Dina.

Esta não foi uma profecia do fim dos tempos. Já em 2005, Yitzchak Ginsburgh articulou uma visão clara sobre como seus seguidores deveriam agir. Mas o plano exigia uma janela de oportunidade para quebrar a noz, um momento em que a vingança pudesse ser espontânea e organicamente aplicada aos gentios, para que a substância divina fosse liberada da casca. Nesse ponto, tudo o que restaria seria o fruto, o povo de Israel, pronto para enfrentar o tempo da salvação. No momento da vingança, acredita Ginsburgh, os vingadores também poderão se libertar dos grilhões da halakha, ou lei religiosa judaica, que restringe o derramamento de sangue.

A oportunidade se apresentou em 7 de outubro de 2023, após o massacre de civis pelo Hamas em Israel. “Os atos perversos do povo de Gaza ressaltam suas características amalequitas”, escreveu ele em seu panfleto “Niflaot” sobre a porção semanal da Torá, algumas semanas após o massacre.

Essas características, acrescentou, “exigem que observemos o mandamento ‘Apague a memória de Amalequita de debaixo do céu, não se esqueça disso’ – aniquilação total, sem peneiramento”, ou seja, sem verificar quem é inocente e quem é culpado. Sacrificar os reféns recusando qualquer acordo para garantir sua libertação é um preço razoável a pagar pelo que o rabino, assim como Netanyahu, chama de “vitória total”.

A ampla adoção, por parte do público secular, de posições em apoio à limpeza étnica e ao genocídio é mais uma evidência da concretização da visão de Yitzchak Ginsburgh. Esse público não conseguiu articular uma visão alternativa ao sionismo messiânico na forma de direitos humanos para todos. Assim, 69% dos israelenses seculares na pesquisa da Penn State apoiaram a expulsão de moradores de Gaza, enquanto 31% deles consideraram o extermínio dos moradores de Jericó por Joshua como um precedente que as Forças de Defesa de Israel (IDF) deveriam adotar.

3.

A conquista de Ginsburgh é, de fato, resultado de quebrar as cascas, mesmo que aqueles que as quebraram não fossem, em sua maioria, seus verdadeiros apoiadores. A mídia hebraica, a primeira casca, sempre se mobilizou em apoio ao Estado, mas manteve cuidadosamente uma aura de profissionalismo. Desde 7 de outubro, praticamente abandonou essa postura. Agora, muitos jornalistas renunciaram à cobertura crítica. Alguns até aderiram aos apelos por vingança, expulsão e extermínio.

O judiciário se recusou a declarar abertamente a supremacia judaica na Terra de Israel e o direito de expulsar, exterminar ou matar de fome os inimigos dos judeus, mesmo apoiando a ocupação. Yitzchak Ginsburgh comparou o judiciário a uma pedra de tropeço que “devemos quebrar… com escárnio e ‘desacato ao tribunal’”. Parece que a segunda casca também se estilhaçou, se é que já não foi completamente removida.

Há dois meses, o juiz da Suprema Corte David Mintz rejeitou uma petição do grupo de direitos humanos Gisha para ordenar que Israel fornecesse ajuda humanitária à Faixa de Gaza. Mintz, morador do assentamento de Dolev, na Cisjordânia, afirmou que se tratava de uma “guerra de mandamentos”, como na Torá. Ele efetivamente autorizou a negação de alimentos, água e medicamentos a dois milhões de habitantes de Gaza. A decisão, acompanhada pelo presidente da Suprema Corte, Isaac Amit, e pelo juiz Noam Sohlberg, morador do assentamento de Alon Shvut, já está cobrando seu preço.

O sistema educacional, parte da segunda camada, tornou-se um local de trabalho onde professores judeus que promovem valores universais correm o risco de serem demitidos (os professores árabes estão familiarizados com esse perigo há muito tempo). Estudiosos da educação apontam para uma mudança brusca na direção nacionalista e etnocêntrica do currículo desde a Segunda Intifada. Isso levou a um crescente apoio à expulsão e ao extermínio, especialmente entre aqueles que concluíram seus estudos nos últimos 20 anos.

Cerca de 66% dos menores de 40 anos apoiam a expulsão de cidadãos palestinos de Israel, e 58% querem que o exército siga o caminho traçado pelo bíblico Josué em Jericó. A diferença geracional em posições políticas não é um fenômeno incomum, mas, em Israel, aumentou consideravelmente desde 2000.

O que aconteceu no Knesset e no governo também segue perfeitamente a profecia do rabino. O próprio Yitzchak Ginsburgh exigiu: “Devemos erradicar o governo – de esquerda ou de direita – ele deve ser derrubado. E quando um novo for estabelecido, ele também deve ser derrubado, e assim por diante, até que um governo baseado na Torá seja estabelecido no país.” Yitzchak Ginsburgh podia se gabar de bastante apoio divino após cinco eleições em três anos e meio.

Com o quarto projétil, o objetivo também foi praticamente alcançado. É difícil encontrar um soldado que recuse ordens ilegais, como matar centenas de milhares de pessoas à fome, criar zonas de extermínio ou bombardear bairros residenciais densamente povoados. Apenas 9% dos homens com menos de 40 anos, o principal grupo demográfico servindo nas Forças de Defesa de Israel (IDF) em Gaza, rejeitaram todas as ideias de deportação e extermínio que lhes foram apresentadas.

Yitzchak Ginsburgh não deixou de notar a mudança fundamental de política que está ocorrendo na guerra atual. Ele ficou exultante ao saber que as Forças de Defesa de Israel (IDF) não consideram mais a presença de civis, “que constituem um abrigo para terroristas”, em suas palavras, como motivo para não agir. Em setembro passado, ele parabenizou os chefes de Estado “pela mudança para melhor” que ocorreu em seus cargos.

4.

Alguns veem o choque e a ansiedade que tomaram conta do público israelense após o 7 de outubro como a única explicação para essa radicalização. Mas parece que o massacre apenas desencadeou demônios que vinham sendo nutridos há décadas na mídia e nos sistemas jurídico e educacional. O sionismo, além de ser um movimento nacional, é também um movimento de imigrantes-colonos, buscando deslocar a população local.

Sociedades de colonos-imigrantes sempre encontram resistência violenta indiscriminada de grupos indígenas. O desejo por segurança absoluta e permanente pode levar à aspiração de eliminar a população resistente. Portanto, praticamente todo projeto de assentamento tem o potencial de limpeza étnica e genocídio, como de fato aconteceu na América do Norte entre os séculos XVII e XIX ou na Namíbia no início do século XX.

Sem dúvida, Yitzchak Ginzburg não é a causa do colapso moral de Israel. Mas o movimento nacionalista Haredi, com Yitzchak Ginsburgh como um de seus líderes mais proeminentes, oferece aos israelenses um verniz religioso para apagar a indigeneidade palestina. Ele fornece uma linguagem e um plano de ação para judeus israelenses praticantes e seculares que buscam uma solução para o conflito que não os obrigue a abrir mão dos privilégios concedidos por um regime de supremacia judaica.

O uso da linguagem bíblica para justificar crimes de guerra também não é uma novidade no sionismo. Colonos puritanos na América, Irlanda e outros lugares se apropriaram da Bíblia e compararam as populações indígenas que se opunham a eles aos amalequitas e cananeus. Eles também recorreram à limpeza étnica e ao genocídio contra os nativos.

Observe que esse processo não é determinístico. Embora o sionismo messiânico busque bloquear a descolonização em Israel e na Palestina, isso não a torna impossível. Os oponentes do messianismo tiveram diversas oportunidades em que poderiam ter escolhido um caminho diferente, mas o preço foi que teriam que se reinventar como israelenses e desmantelar o regime de supremacia judaica. Na ausência de disposição para fazer essas mudanças, a porta permanece aberta ao espírito impetuoso de Yitzchak Ginsburgh e seus semelhantes.

Se há alguma chance de deter a marcha rumo a uma sociedade espartana e marginalizada, ela reside na rejeição da ideia de supremacia judaica e da judaização, mesmo na versão atualmente aceita pelo sionismo secular. A visão alternativa ao messianismo suicida é uma parceria verdadeira e igualitária entre o rio e o mar.

* Shay Hazkani é professor de história e estudos judaicos na Universidade de Maryland, autor de Dear Palestine: a social history of the 1948 War (2021).

* Tamir Sorek é professor do Departamento de História da Universidade Estadual da Pensilvânia, autor de O otimista: uma biografia social de Tawfiq Zayyad (2020).

Tradução: Samuel Kilsztajn.

Publicado originalmente no jornal Haaretz

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