Diversidade contra autoridade legal

Hans Hofmann, Memoria in Aeternum, 1962
image_pdf

Por ARI MARCELO SOLON*

Comentário sobre o livro “Diversity and Rabbinization”.

It is not to be expected that the German princes will simply surrender their peoples to the famous lawmaking of the representative jurists, or juristic Brahmins, who eternalize their Sanskrit, rule everywhere all silent and still, suck the people’s marrow dry, and would like to mark themselves out as the teachers of laws and morals, like the Rabbis of the Jews” (Von beruf Savigny)

O presente texto encontra seu contexto a partir da observação da própria capa da obra em comento. Por volta do século IV d. C., pairava um questionamento pertinente em relação ao que se entendia por Judaísmo antigo, porquanto se fazia presente o deus Hélios, nos mosaicos de uma sinagoga. A questão imediata que surge é: o que um deus da mitologia grega estaria fazendo em um templo localizado no mar da Galiléia, em Hammat Tiberias?

Não se trata simplesmente de uma imagem que se assemelha ao deus Hélios, mas realmente é uma representação da deidade no chão da sinagoga, às vezes personificado com uma auréola e com raios emanando de sua face, em outros momentos, sentado em sua carruagem, e, por fim, disposto de modo abstrato como o Sol.

Nessa perspectiva, então qual seria o sentido em se ter ídolos e deuses pagãos em uma sinagoga? A resposta é revelada imediatamente: diversidade.

Observa-se na seguinte passagem da obra Diversity and Rabbinization: Jewish Texts and Societies between 400 and 1000 CE: “the rabbis were a small, sheltered community and had little influence on the majority of Jews, who practiced a Hellenistic, ‘mystic’ form of Judaism”. Essa “forma mística de Judaísmo” era um fenômeno das massas, em contraste com os rabinos: “study of magical texts revealed the existence of a paganized Judaism that was in no way marginal”.

Então, como se deu o processo de rabinização? Ora, McDowell, Naiweld e Ben Ezra apontam o seguinte na introdução da obra: “in ‘The Rabbinization Tractates and the Propagation of Rabbinic Ideology in the Late Talmudic Period’. He identifies two interrelated aspects of rabbinization: first, the rabbinization of the past, including the biblical past, and, second, the acceptance of rabbinic institutions as normative. texts teach Jews how to think like rabbis. […] Naiweld begins with two examples, the extracanonical Talmudic tractate Kallah and the Sar ha-Torah section of Hekhalot Rabbati. Naiweld sees both texts as ideological tools intended to promote rabbinic thinking outside the academy”.

Se havia a referida experiência mística popular diferente da autoridade rabínica, por que tudo é visto como direito rabínico? No Irã, diante do auge do direito talmúdico, os próprios rabinos eram assimilados e agiam conforme suas próprias crenças, tal como se segue na evidência transposta da referida obra: “The quest for non-rabbinic Judaism has also been conducted from within the Babylonian Talmud, as scholars have explored inwardly focused polemic. This has been said to reflect rabbinic anxiety towards non-rabbinic elements of Babylonian Jewish society. Yaakov Elman, addressing “intellectual theological engagement,” isolated a number of sources that relate to opponents of Rava, who was based in Mehoza. Some are described as “the sharp-witted ones of Mehoza (b. Ber. 59b). Rava challenges the foolish people (hanei enashei/sheʾar enashi) who rise before a Torah scroll, but not before rabbinic scholars (b. Mak. 22b). An example of those who have no place in the world to come includes the household of one Benjamin the Doctor who asks: “What use are the rabbis to us? They never permitted the raven…” (b. Sanh. 99b–100a).

Por fim, certamente há no caso em evidência uma metamorfose que seria perfeitamente apreciada pelos seguidores da Escola de Warburg, tal como Erwin Panofsky, em decorrência da sobrevivência e continuidade das formas, que não se esgotam em seu contexto.

*Ari Marcelo Solon é professor da Faculdade de Direito da USP. Autor, entre outros, livros, de Caminhos da filosofia e da ciência do direito: conexão alemã no devir da justiça (Prismas).

Referência


Gavin McDowell, Ron Naiweld e Daniel Stökl Ben Ezra. Diversity and Rabbinization: Jewish Texts and Societies between 400 and 1000 CE. London, Open Book Publishers, 2021. 448 págs.

Veja todos artigos de

MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

1
O segundo choque global da China
06 Dec 2025 Por RENILDO SOUZA: Quando a fábrica do mundo também se torna seu laboratório mais avançado, uma nova hierarquia global começa a se desenhar, deixando nações inteiras diante de um futuro colonial repaginado
2
Simulacros de universidade
09 Dec 2025 Por ALIPIO DESOUSA FILHO: A falsa dicotomia que assola o ensino superior: de um lado, a transformação em empresa; de outro, a descolonização que vira culto à ignorância seletiva
3
Estoicismo e mindfulness
16 Dec 2025 Por PAULO VITOR GROSSI: Considerações sobre técnicas mentais para a sobrevivência humana no século XXI
4
A riqueza como tempo do bem viver
15 Dec 2025 Por MARCIO POCHMANN: Da acumulação material de Aristóteles e Marx às capacidades humanas de Sen, a riqueza culmina em um novo paradigma: o tempo livre e qualificado para o bem viver, desafio que redireciona o desenvolvimento e a missão do IBGE no século XXI
5
A guerra da Ucrânia em seu epílogo
11 Dec 2025 Por RICARDO CAVALCANTI-SCHIEL: A arrogância ocidental, que acreditou poder derrotar a Rússia, esbarra agora na realidade geopolítica: a OTAN assiste ao colapso cumulativo da frente ucraniana
6
Norbert Elias comentado por Sergio Miceli
14 Dec 2025 Por SÉRGIO MICELI: Republicamos duas resenhas, em homenagem ao sociólogo falecido na última sexta-feira
7
Uma nova revista marxista
11 Dec 2025 Por MICHAE LÖWY: A “Inprecor” chega ao Brasil como herdeira da Quarta Internacional de Trotsky, trazendo uma voz marxista internacionalista em meio a um cenário de revistas acadêmicas
8
Raymond Williams & educação
10 Dec 2025 Por DÉBORA MAZZA: Comentário sobre o livro recém-lançado de Alexandro Henrique Paixão
9
A crise do combate ao trabalho análogo à escravidão
13 Dec 2025 Por CARLOS BAUER: A criação de uma terceira instância política para reverter autuações consolidadas, como nos casos Apaeb, JBS e Santa Colomba, esvazia a "Lista Suja", intimida auditores e abre um perigoso canal de impunidade, ameaçando décadas de avanços em direitos humanos
10
A contradição entre o discurso nacionalista e a prática neoliberal do governo Lula
13 Dec 2025 Por VICTOR RIBEIRO DA SILVA: A escolha política por um neoliberalismo de "rosto humano", visível no Arcabouço Fiscal, no leilão do petróleo equatorial e na hesitação com a Venezuela e a Palestina, expõe uma soberania apenas discursiva, que evita confrontar os pilares do poder
11
A armadilha da austeridade permanente
10 Dec 2025 Por PEDRO PAULO ZAHLUTH BASTOS: Enquanto o Brasil se debate nos limites do arcabouço fiscal, a rivalidade sino-americana abre uma janela histórica para a reindustrialização – que não poderemos atravessar sem reformar as amarras da austeridade
12
Ken Loach: o cinema como espelho da devastação neoliberal
12 Dec 2025 Por RICARDO ANTUNES: Se em "Eu, Daniel Blake" a máquina burocrática mata, em "Você Não Estava Aqui" é o algoritmo que destrói a família: eis o retrato implacável do capitalismo contemporâneo
13
A anomalia brasileira
10 Dec 2025 Por VALERIO ARCARY: Entre o samba e a superexploração, a nação mais injusta do mundo segue buscando uma resposta para o seu abismo social — e a chave pode estar nas lutas históricas de sua imensa classe trabalhadora
14
Violência de gênero: além do binarismo e das narrativas gastas
14 Dec 2025 Por PAULO GHIRALDELLI: Feminicídio e LGBTfobia não se explicam apenas por “machismo” ou “misoginia”: é preciso compreender como a ideia de normalidade e a metafísica médica alimentam a agressão
15
Benjamim
13 Dec 2025 Por HOMERO VIZEU ARAÚJO: Comentário sobre o livro de Chico Buarque publicado em 1995
Veja todos artigos de

PESQUISAR

Pesquisar

TEMAS

NOVAS PUBLICAÇÕES