Fragmentos XIX

Whatsapp
Facebook
Twitter
Instagram
Telegram

Por AIRTON PASCHOA*

Quatro peças curtas

 

melhor idade
sem pais
sem país
sem paz
(nem pés)

os sem-calor
3 na sé
2 na barra funda
1 na luz
1 no glicério
na baixada

esfregaram as mãos?
sopraram as palmas?
bateram os dentes?
bateram as botas
(tendo ou não)

o número de dias da semana numa capital overnight
ou um por dia em estatística semanal
mais amena
ou 0,23333333… por mês em dizimação periódica
mais humana
ou um a cada ano de boda de lã
mais amorosa
mas o mau gosto de aglomerar agasalha todas as classes

fe ou fu
protestam os vândalos
contra o aumento
do sândalo
e tiram as sandálias
e atiram nas dálias
jardins a pau listados
marcham contra a laia

vam’andá-los
pra cuba
os tântalos
vândalos

a mídia pede polícia
a polícia não mede
cassetete rachada
………………..                              escândalo!
culpa dos vândalos
dos cavalos dos insândalos
aliados e alienados
gregos e troianos
trocam sopápalos

os tântalos
tanta a fome
tanta a sede

peço tento
bom senso
preço justo
………..                   — peguem o girândola
 …………………………….                                                        e acabem com a farândola

valha-me couto
ou qualquer outro
por um triz
não sobro só busto
(em largo sem matriz)
fe ou fu
pra mim
………              deu

sofia
o homem tem sofá
o sofá tem depressão
tenho de trocar depressa

o sofá tem homem
o homem tem depressão
a depressão tem pressa

o homem tem troca
o sofá não tem
tenho depressão

eu tenho pressa
o homem não tem troca
o sofá não tem depressão

o homem não tem eu
eu não tenho homem
o sofá que se foda

*Airton Paschoa é escritor, autor, entre outros livros, de Ver Navios (e-galáxia, 2021, 2.ª edição, revista).

 

Veja neste link todos artigos de

10 MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

__________________
  • A colonização da filosofiamar estacas 14/11/2024 Por ÉRICO ANDRADE: A filosofia que não reconhece o terreno onde pisa corrobora o alcance colonial dos seus conceitos
  • A massificação do audiovisualcinema central 11/11/2024 Por MICHEL GOULART DA SILVA: O cinema é uma arte que possui uma base industrial, cujo desenvolvimento de produção e distribuição associa-se à dinâmica econômica internacional e sua expansão por meio das relações capitalistas
  • O entretenimento como religiãomóveis antigos máquina de escrever televisão 18/11/2024 Por EUGÊNIO BUCCI: Quando fala a língua do rádio, da TV ou da Internet, uma agremiação mística se converte à cosmogonia barata do rádio, da televisão e da internet
  • Ainda estou aqui — habeas corpus de Rubens Paivacultura ainda estou aqui 2 12/11/2024 Por RICARDO EVANDRO S. MARTINS: Comentário sobre o filme dirigido por Walter Salles
  • Os concursos na USPMúsica Arquitetura 17/11/2024 Por LINCOLN SECCO: A judicialização de concursos públicos de docentes na USP não é uma novidade, mas tende a crescer por uma série de razões que deveriam preocupar a comunidade universitária
  • A execução extrajudicial de Sílvio Almeidaqueima de livros 11/11/2024 Por MÁRIO MAESTRI: A denúncia foi patrocinada por uma ONG de raiz estadunidense, o que é paradoxal, devido à autoridade e status oficial e público da ministra da Igualdade Racial
  • O porto de Chancayporto de chankay 14/11/2024 Por ZHOU QING: Quanto maior o ritmo das relações econômicas e comerciais da China com a América Latina e quanto maior a escala dos projetos dessas relações, maiores as preocupações e a vigilância dos EUA
  • A falácia das “metodologias ativas”sala de aula 23/10/2024 Por MÁRCIO ALESSANDRO DE OLIVEIRA: A pedagogia moderna, que é totalitária, não questiona nada, e trata com desdém e crueldade quem a questiona. Por isso mesmo deve ser combatida
  • Ainda estou aquicultura ainda estou aqui 09/11/2024 Por ERIK CHICONELLI GOMES: Comentário sobre o filme dirigido por Walter Salles
  • Antonio Candido, anotações subliminaresantonio candido 16/11/2024 Por VINÍCIUS MADUREIRA MAIA: Comentários sobre os mais de setenta cadernos de notas feitos por Antonio Candido

PESQUISAR

Pesquisar

TEMAS

NOVAS PUBLICAÇÕES