A tapeçaria de Bayeux

Whatsapp
Facebook
Twitter
Instagram
Telegram

Por WALNICE NOGUEIRA GALVÃO*

Um documento do feudalismo reconhecido como patrimônio da humanidade

Uma das mais espetaculares obras de arte existentes é a tapeçaria de Bayeux (França), documento do feudalismo que tem a chancela da Unesco como Patrimônio da Humanidade. Registra a Batalha de Hastings e a conquista da Inglaterra pelos normandos, em 1066. O milagre de sua sobrevivência cifra-se em mil anos: deve ter desbotado, mas pouco se percebe.

Uma faixa de tecido de 70 metros de comprimento por meio metro de largura constitui a base. A palavra tapeçaria é inadequada, porque esta não é feita em tear, nem as figuras entretecidas no jogo de trama e urdidura. Aqui, trata-se antes de um bordado, numa técnica chamada aplicação, com figuras recortadas em outros tecidos e pespontadas com agulha sobre o tecido-base. Depois, as figuras são rebordadas com feições, vestimentas, armas ou, no caso dos cavalos, crinas e jaezes. E pensar que até a invenção da máquina de costura na Revolução Industrial tudo, mas tudo mesmo, era costurado a mão com esses pontinhos pelas mulheres. Ou seja, literalmente durante milênios.

São nada menos que 70 metros de ilustrações. Uma figura pode comportar vários retalhos. Os cavalos não são uniformes quanto à pelagem, a paleta é variegada: baios, alazães, negros. Legendas em latim, que chamam os saxões de “anglos”, dispõem-se ao longo da borda superior, explicitando cenas, comentando estórias.

Os guerreiros são, como tudo o mais, caprichosamente tratados. Vemos os de elmo pontiagudo e os de cabeça arredondada, com a armadura recamada e a cota de malha bem aparente. Os cavaleiros portam longas lanças e espadas, a infantaria mune-se de arco-e-flecha, todos com escudos ovais de extremidade inferior afunilada. Raramente se vê alguém com uma acha-de-guerra ou um falcão no punho. Não faltam castelos e igrejas.

A batalha de Hastings é o fulcro da narrativa, que começa bem antes entre senhores feudais, quando o saxão Haroldo presta vassalagem a Guilherme da Normandia, na França. Mas depois, num ato de felonia, usurpa o trono da Inglaterra, sagrando-se rei. Em reação, Guilherme ordena a fabricação de uma frota de 700 barcos, conforme o modelo ancestral do drakar viking (normandos = homens do Norte). Árvores são derrubadas e tábuas aplainadas; cuida-se do abastecimento – curiosamente, apenas em armas e vinho. Velas desfraldadas, vem a travessia do Canal da Mancha, seguida pelo dia-a-dia no acampamento.

Na refrega, vemos os cavaleiros em formação, os cavalos a passo, e depois disparando a galope. A morte do rei Haroldo, traspassado por uma flecha no olho, é um horripilante detalhe realista. A tapeçaria termina pela coroação de Guilherme como rei da Inglaterra.

Dois frisos bordejam a faixa, com efígies de pássaros e bichos, formando todo um bestiário. Na batalha, cedem lugar a cadáveres juncando o solo, com minúcia verista: às vezes decapitados ou com membros amputados, cabeça e braço colocados a pequena distância, em meio a escudos e armas juncando o solo. Corpos tombam, enquanto cavalos são catapultados de cabeça para baixo e patas no ar.

A tradição reza que as artistas foram as aias da rainha Matilda, esposa de Guilherme. Não custa imaginá-las em intermináveis rodas de costura e conversa nas geladas dependências do castelo, quando cedo anoitece, enquanto a neve caía lá fora e o fogo crepitava na lareira.

Trazem à lembrança outras obras. Há poucos anos viu-se em turnê mundial o trabalho das arpilleras do Chile, com figuras aplicadas e rebordadas sobre sacos de juta. Esse era nitidamente político e de denúncia das violações aos direitos humanos perpetradas pela ditadura de Pinochet.

Ou então a mostra Histórias das mulheres, que teve um de seus setores dedicado ao bordado (Masp, 2019). Ou ainda a instigante e provocadora Transbordar: transgressões do bordado na arte (Sesc, 2021). Trata-se de uma tendência que irrompe com força, ainda não inteiramente satisfatória, ainda tímida, reivindicando um estatuto, como quem chega tarde ao banquete das artes.

Em viagem, não deixe de dar um pulo até Bayeux. São pouco mais de duas horas a partir de Paris, num trem de alta velocidade, o TGV, com tempo para ir e retornar no mesmo dia, com direito a almoço num bistrô normando. E voltar cansado, mas exultante.

*Walnice Nogueira Galvão é Professora Emérita da FFLCH da USP. Autora, entre outros livros, de Lendo e relendo (Senac\Ouro sobre Azul).

 

Veja neste link todos artigos de

10 MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

__________________
  • Um estudo do caso Ailton Krenak1974__Identidade ignorada 21/07/2024 Por MARIA SILVIA CINTRA MARTINS: Prefiro sonhar com Krenak o parentesco com a natureza e com as pedras do que embarcar na naturalização do genocídio
  • Clarice Lispector no cinemacultura a paixão segundo g.h. 22/07/2024 Por LUCIANA MOLINA: Comentário sobre três adaptações cinematográficas da obra de Clarice Lispector
  • O princípio de autodestruiçãoLeonardo Boff 25/07/2024 Por LEONARDO BOFF: Qual ciência é boa para a transformação mundial?
  • Filosofia da práxis como poiésiscultura lenora de barros 24/07/2024 Por GENILDO FERREIRA DA SILVA & JOSÉ CRISÓSTOMO DE SOUZA: Fazer filosofia é, para o Poética, fazer filosofia contemporânea, crítica e temática
  • Que horas são no relógio de guerra da OTAN?José Luís Fiori 17/07/2024 Por JOSÉ LUÍS FIORI: Os ponteiros do “relógio da guerra mundial” estão se movendo de forma cada vez mais acelerada
  • Apagão digitalSergio Amadeu da Silveira 22/07/2024 Por SÉRGIO AMADEU DA SILVEIRA: A catástrofe algorítmica e a nuvem do “apagão”
  • A disputa de Taiwan e a inovação tecnológica na ChinaChina Flag 20/07/2024 Por JOSÉ LUÍS FIORI: A China já é hoje a líder mundial em 37 das 44 tecnologias consideradas mais importantes para o desenvolvimento econômico e militar do futuro
  • A produção ensaística de Ailton Krenakcultura gotas transp 11/07/2024 Por FILIPE DE FREITAS GONÇALVES: Ao radicalizar sua crítica ao capitalismo, Krenak esquece de que o que está levando o mundo a seu fim é o sistema econômico e social em que vivemos e não nossa separação da natureza
  • A radicalidade da vida estéticacultura 04 20/07/2024 Por AMANDA DE ALMEIDA ROMÃO: O sentido da vida para Contardo Calligaris
  • A questão agrária no Brasil — segundo Octávio IanniJose-Raimundo-Trindade2 19/07/2024 Por JOSÉ RAIMUNDO TRINDADE: As contribuições de Ianni podem auxiliar a reformular o debate agrário brasileiro, sendo que as obras do autor nos apontam os eixos para se repensar a estrutura fundiária brasileira

PESQUISAR

TEMAS

NOVAS PUBLICAÇÕES