Sob os escombros curriculares educacionais

Foto: Lars Mai
Whatsapp
Facebook
Twitter
Instagram
Telegram

Por ANTONIO SIMPLICIO DE ALMEIDA NETO*

Os escombros se avolumavam no anfiteatro da escola, montanhas de entulho, lixo espalhado pelo pátio e pelas salas de aula, restos de comida e de papeis pelo chão, banheiros fétidos, moscas varejeiras …

A mesa mal se equilibrava sobre os escombros. Mesa e cadeiras de plástico, toalha branca encardida, vaso com flores artificiais, estandarte roto com o nome do evento: “Fuck the past educational experience: esperançar futuros para construir amanhãs”. Seria uma live com transmissão simultânea pelas principais redes sociais, muitas curtidas, mas ninguém viu, ninguém sabe, ninguém acompanhou.

A convidada ilustre era uma subcelebridade acadêmica aposentada de uma subárea qualquer, agora atuando numa fundação privada, Gestão de subprojetos, algo assim…, nariz arrebitado, narinas dilatadas, ar empertigado, fala calculadamente afetada, gestos comedidos. O mediador – um jovem coach neófito, porém pretensioso – supunha impressionar com seu blazer de lã da Riachuelo, calça jeans, meia branca e sapatênis.

Discorriam sobre qualquer tema com desenvoltura de prestidigitador: educação pública, iniciativa privada e privatização, game based learning, ONGs e OSCIPs, professorxs, new technologies, educadorxs, habilidades, feedback 360º e 180º, competências, ética, didática, direitos e objetivos de aprendizagem, empreendedorismo, valores, consciência histórica, cidadania virtual, e-learning, áreas de conhecimento, BNCC, fundações, conceitos mínimos, EaD, b-learning, aprendizagens essenciais, NEM, projeto de vida, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, plataformização da educação, engajamento, metodologias ativas, flipped classroom, resistir por dentro, educação disruptiva, janela de oportunidades, ensino híbrido, aprendizagem maker, empowerment. A lista de assuntos e as possibilidades eram infinitas e eles… muito potentes e decoloniais.

Os escombros se avolumavam no anfiteatro da escola, montanhas de entulho, lixo espalhado pelo pátio e pelas salas de aula, restos de comida e de papeis pelo chão, banheiros fétidos, moscas varejeiras sobrevoavam, cheiro nauseante de carniça e comida estragada, um cadáver (seria um historiador, professor de história?) jazia esquecido no fundo do auditório, fragmentos de explosão por todos os lados, água pútrida e urina empoçadas, rachaduras enormes nas paredes, tudo cheirava a merda, coleções de antigas apostilas – São Paulo faz escola – desbotadas, pacotes de livros didáticos ainda plastificados e embolorados, restos de cultura escolar empilhados sobre a mesa improvisada com uma lousa digital interativa sobre carteiras escolares enferrujadas, latões de lixo com emojis encardidos sorrindo, murmulho-murmúrio-gorgulho, móveis engordurados, cacos de utopia neoliberal, projetor multimídia sem foco, teto parcialmente destelhado,  a luz frouxa entrava pelas janelas dos poucos vidros intactos imundos, ruínas para todos os lados, ratos oportunistas circulavam em busca de migalhas e de pequenas oportunidades.

“Não lhes parece um debate bizantino?”, disse o cadáver ao se levantar, por sinal, o único inscrito no workshop.

*Antonio Simplicio de Almeida Neto é professor do Departamento de História da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Autor, entre outros livros, de Representações utópicas no ensino de história (Ed. Unifesp) [https://amzn.to/4bYIdly]


A Terra é Redonda existe graças aos nossos leitores e apoiadores.
Ajude-nos a manter esta ideia.
CONTRIBUA

Veja neste link todos artigos de

10 MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

__________________
  • A colonização da filosofiamar estacas 14/11/2024 Por ÉRICO ANDRADE: A filosofia que não reconhece o terreno onde pisa corrobora o alcance colonial dos seus conceitos
  • A massificação do audiovisualcinema central 11/11/2024 Por MICHEL GOULART DA SILVA: O cinema é uma arte que possui uma base industrial, cujo desenvolvimento de produção e distribuição associa-se à dinâmica econômica internacional e sua expansão por meio das relações capitalistas
  • O entretenimento como religiãomóveis antigos máquina de escrever televisão 18/11/2024 Por EUGÊNIO BUCCI: Quando fala a língua do rádio, da TV ou da Internet, uma agremiação mística se converte à cosmogonia barata do rádio, da televisão e da internet
  • Ainda estou aqui — habeas corpus de Rubens Paivacultura ainda estou aqui 2 12/11/2024 Por RICARDO EVANDRO S. MARTINS: Comentário sobre o filme dirigido por Walter Salles
  • Os concursos na USPMúsica Arquitetura 17/11/2024 Por LINCOLN SECCO: A judicialização de concursos públicos de docentes na USP não é uma novidade, mas tende a crescer por uma série de razões que deveriam preocupar a comunidade universitária
  • A execução extrajudicial de Sílvio Almeidaqueima de livros 11/11/2024 Por MÁRIO MAESTRI: A denúncia foi patrocinada por uma ONG de raiz estadunidense, o que é paradoxal, devido à autoridade e status oficial e público da ministra da Igualdade Racial
  • O porto de Chancayporto de chankay 14/11/2024 Por ZHOU QING: Quanto maior o ritmo das relações econômicas e comerciais da China com a América Latina e quanto maior a escala dos projetos dessas relações, maiores as preocupações e a vigilância dos EUA
  • A falácia das “metodologias ativas”sala de aula 23/10/2024 Por MÁRCIO ALESSANDRO DE OLIVEIRA: A pedagogia moderna, que é totalitária, não questiona nada, e trata com desdém e crueldade quem a questiona. Por isso mesmo deve ser combatida
  • Ainda estou aquicultura ainda estou aqui 09/11/2024 Por ERIK CHICONELLI GOMES: Comentário sobre o filme dirigido por Walter Salles
  • Antonio Candido, anotações subliminaresantonio candido 16/11/2024 Por VINÍCIUS MADUREIRA MAIA: Comentários sobre os mais de setenta cadernos de notas feitos por Antonio Candido

PESQUISAR

Pesquisar

TEMAS

NOVAS PUBLICAÇÕES