Um outro Natal é possível

Instagram
Telegram

Por FLAVIO AGUIAR*

Compreender o “outro” é sentir-se como este “outro” em carne e osso

Hoje vou retomar um assunto natalino: um Natal passado na ilha de Tenerife, no arquipélago das Canárias.

A gente vive falando da necessidade de se compreender “o outro”, defender “a alteridade”, a “voz do outro”, etc. Quando a gente fala isto, sempre acha que é o “eu” e que o “outro” é alguém mais que não nós, um “diferente”, um “outrem”. Um aprendizado muito importante é, em contrapartida, sentir-se como este “outro” em carne e osso.

Já me senti tal, por exemplo, quando dava aulas na Costa do Marfim, na África. Mas o sentimento era contrabalançado pelo fato de ali ser “eu” o “Professor”. Tenho uma foto imorredoura deste momento: “eu”, de paletó e gravata, em meio às alunas e aos alunos com seus vistosos e coloridos trajes africanos. Claro: dá para se dizer que ali “eu” era um “outro”. Mas com a aura professoral mantendo a segurança de meu “eu” face às para mim “outras” e “outros”.

O que se passou em Tenerife foi algo completamente diferente.

Passávamos eu e minha companheira Zinka o Natal em Tenerife, terra natal do Padre Anchieta (cuja casa de família ainda existe), para fugir ao frio e à escuridão de Berlim. Logo depois da chegada, passamos algumas noites da cidade de Güímar, onde há o museu das expedições de Heyerdahl às Américas em barcos de junco para provar que a travessia a partir dali fora possível antes da de Cristovão Colombo.

Passamos um 24 muito agradável, com passeios, visitas a museus ainda abertos, etc. Na manhã do 25 saímos a passear de carro alugado, com material para um lanche. Abusamos do sol e da temperatura amena.

Mas na volta para a cidade… fomos surpreendidos. No hotel, o restaurante estava fechado. A recepção, idem. Tínhamos a chave da porta de entrada e a do quarto, mas isto não mata a fome. Carro guardado, saímos a pé. Fora, os mercados e mercadinhos, também fechados. Os restaurantes, todos fechados. A cidade, toda e tudo, fechada. E nós, os viajantes imprevidentes, sem nada, nem um pão, nem mesmo uma bolacha, para comer. A noite caindo, e a fome subindo. Tínhamos umas duas garrafas de vinho e água, mas isto se bebe, não se come. A cidade mais próxima ficava a trinta, quarenta quilômetros de distância, descendo a serra, e depois para voltar, outro tanto subindo: nem pensar.

Não estávamos grávidos, mas foi inevitável pensar num certo casal: este mítico e místico, condenado à indiferença da rua, depois a uma manjedoura; nós apenas prosaicos mortais sem chance de redenção, e já entrando em estado crítico de carência alimentar, para não dizer desespero faminto. Nas ruas tomadas pelas névoas que vagavam (poético, pensarão leitoras e leitores – mas com muita fome não há poesia que aguente) não havia vivalma que nos acolhesse. As casas nos miravam indiferentes e cerradas, com suas janelas sobranceiras e escuras parecendo juízes a nos condenar com seus olhares sem condescendência nem misericórdia. A cidade, antes tão alegre e acolhedora, com suas feiras buliçosas, agora nos parecia um deserto hostil e ameaçador, sem sombra de compaixão.

Foi então que encontramos um passante tardio. Ele tinha seu destino, mas lhe perguntamos pelo nosso. Ele disse, meio duvidoso, que talvez houvesse algo aberto na mesma praça onde os ônibus viajores eventualmente paravam. Não era longe, e para lá fomos.

Alvíssaras! Onde ficava o tal de algo, havia portas abertas, luz, vozes! Entramos em busca do calor de dentro daquele misto de boteco, bar, espelunca, o que fosse, mas com cheiro de comida!

Deparamos com uma cena digna de Breughel ou Bosch. Quem estava lá? Deixemos, cara leitora ou caro leitor, as meias-palavras de lado. Seria aquilo que um romancista do peso de Victor Hugo chamaria de “a plebe mais plebéia” da cidade: eram putas, bêbados, rufiões, desempregados, gente abandonada em pleno Natal, pessoas de roupa remendada, puída, pobre, policiais de plantão fugindo do seu plantão. As gentes do bar compunham uma família: o dono, misto de leão-de-chácara e chef daquela cozinha sem eira nem beira, crianças, uma mulher grávida de vários meses, outra anciã, certamente uma avó dos pequenos, mas visivelmente a matriarca do pedaço. Um rádio roufenho tocava e falava alguma coisa.

Total, aqueles e aquelas eram os párias daquela noite de Natal em que todos os outros e outras estavam recolhidos em seus lares mais ou menos burgueses com seus “eus” absolutamente seguros. Enfim, havia aquela coleção de gente perdida na noite. Pois é, e nós, não menos perdidos. Sim, nós, “os estrangeiros na fronteira deste bar”, para glosar conhecido tango cantado por Nelson Gonçalves, um dos prediletos de meu pai. Nós, os “inteiramente outros” naquele rincão dos, digamos, “rejeitados”, os “outros” na noite natalina. Éramos os “mais-que-outros”, os “outros daqueles outros”.

Entretanto, depois de uma breve hesitação necessária ao reconhecimento mútuo, fomos recebidos com um espírito de braços abertos. Por todas e todos. Nos ofereceram a melhor mesa. Enquanto os policiais e os mendigos, as putas e as gentes todas confraternizavam conosco, as crianças trouxeram o cardápio. Cardápio? A escolha era pouca: alguns sanduíches, cervejas, refrigerantes, o vinho da casa. Pedimos. Fomos servidos com uma extrema dedicação. A vovó nos trouxe os sanduíches. Fomos brindados com perguntas interessadas: quem éramos, de donde vínhamos, o que fazíamos ali, para onde íamos… Brasil?! Nossa! Que interessante. Moram em Berlim? Tudo tão longe e tão perto…

A comida veio: sofrível. O pão era dormido. O presunto, o queijo, completamente simples. O vinho também veio: Balzac o chamaria de “medíocre”. Mas o calor humano era tal – de todas e todos – que o manjar foi adquirindo sabores surpreendentes, passou a nos parecer, com perdão da expressão, divino. O mais divino de todos os nossos Natais. E vinham perguntas e mais perguntas, se estávamos nos sentindo bem, se precisávamos de mais alguma coisa… Dentro de um certo tempo deixamos de nos sentir os estrangeiros, e passamos a nos sentir em casa, tanto quanto isto era possível. E era possível.

Nós, os filhos da intempérie e da imprevisão, encontramos nosso abrigo. Pedimos mais vinho. Confraternizamos. Brindamos. Afinal, éramos tão “outros” quanto eles e elas. Compúnhamos um “nós” inesperado, fraterno, caloroso, densamente humano. Lembrei-me de um sambinha do conterrâneo Túlio Piva: “Gente da noite/Que não liga preconceitos…/Tem estrelas na alma/E a Lua dentro do seu peito…”

Passada a refeição, nos quedamos ainda um bom tempo no lugar, tomando o de repente maravilhoso vinho da casa e desfrutando daquela acolhida que nos surpreendeu em todos os melhores sentidos, provando que a solidariedade humana pode saltar por sobre as mais irredutíveis fronteiras, aquelas da alma e dos preconceitos, de que todas e todos podemos ser os impacientes pacientes. E vítimas.

Nos despedimos, já saudosos daquele lugar inesquecível.

Voltamos felizes para o hotel. Passamos a vislumbrar algo sobre a comemoração do Natal que até ali não conhecíamos. Ou esquecêramos.

Um outro Natal foi possível.

E é possível.

Louvado seja o divino abraço humano.

Flávio Aguiar, jornalista e escritor, é professor aposentado de literatura brasileira na USP. Autor, entre outros livros, de Crônicas do mundo ao revés (Boitempo). [https://amzn.to/48UDikx]

A Terra é Redonda existe graças aos nossos leitores e apoiadores.
Ajude-nos a manter esta ideia.
CONTRIBUA

Veja neste link todos artigos de

AUTORES

TEMAS

10 MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Lista aleatória de 160 entre mais de 1.900 autores.
Otaviano Helene Jean Marc Von Der Weid Ronald León Núñez Caio Bugiato Andrés del Río Bruno Fabricio Alcebino da Silva Antonio Martins Ricardo Antunes Elias Jabbour Carlos Tautz Plínio de Arruda Sampaio Jr. Vinício Carrilho Martinez Tadeu Valadares Lucas Fiaschetti Estevez Anselm Jappe Atilio A. Boron Leonardo Sacramento Celso Frederico Matheus Silveira de Souza Alexandre Aragão de Albuquerque Gilberto Maringoni Marcelo Módolo Chico Whitaker Eugênio Bucci Yuri Martins-Fontes José Geraldo Couto Claudio Katz João Paulo Ayub Fonseca Eleutério F. S. Prado Luis Felipe Miguel Berenice Bento Vladimir Safatle Celso Favaretto Eleonora Albano Remy José Fontana Ronald Rocha Paulo Fernandes Silveira Henri Acselrad Ronaldo Tadeu de Souza Luiz Werneck Vianna Dennis Oliveira Renato Dagnino Heraldo Campos Luís Fernando Vitagliano Daniel Afonso da Silva Fernando Nogueira da Costa Jorge Luiz Souto Maior Dênis de Moraes Francisco de Oliveira Barros Júnior Daniel Costa José Machado Moita Neto João Adolfo Hansen Julian Rodrigues Jorge Branco Andrew Korybko Leda Maria Paulani Mariarosaria Fabris Milton Pinheiro Vanderlei Tenório Airton Paschoa Leonardo Boff Thomas Piketty Ricardo Abramovay Érico Andrade Marcos Aurélio da Silva Marilia Pacheco Fiorillo Lorenzo Vitral Luiz Carlos Bresser-Pereira Igor Felippe Santos Marcos Silva Sergio Amadeu da Silveira Carla Teixeira Luiz Eduardo Soares Rubens Pinto Lyra Bernardo Ricupero Gerson Almeida Chico Alencar Gilberto Lopes Ricardo Fabbrini Daniel Brazil José Micaelson Lacerda Morais José Dirceu Marjorie C. Marona Antônio Sales Rios Neto Eliziário Andrade Mário Maestri José Costa Júnior Antonino Infranca Valerio Arcary João Sette Whitaker Ferreira José Luís Fiori Paulo Martins Maria Rita Kehl Michel Goulart da Silva Jean Pierre Chauvin João Feres Júnior Leonardo Avritzer Benicio Viero Schmidt Everaldo de Oliveira Andrade Paulo Nogueira Batista Jr Eduardo Borges Luiz Marques Alexandre de Oliveira Torres Carrasco Luciano Nascimento Armando Boito Liszt Vieira Fábio Konder Comparato Rafael R. Ioris Slavoj Žižek Ari Marcelo Solon Henry Burnett Priscila Figueiredo André Singer Tarso Genro Michael Roberts Samuel Kilsztajn Alysson Leandro Mascaro Ricardo Musse Rodrigo de Faria Fernão Pessoa Ramos Flávio R. Kothe Denilson Cordeiro João Lanari Bo Alexandre de Freitas Barbosa José Raimundo Trindade Luiz Renato Martins Afrânio Catani Paulo Sérgio Pinheiro João Carlos Salles Bento Prado Jr. André Márcio Neves Soares Bruno Machado Ladislau Dowbor Juarez Guimarães João Carlos Loebens Paulo Capel Narvai Marcelo Guimarães Lima Francisco Fernandes Ladeira Gabriel Cohn Flávio Aguiar Osvaldo Coggiola Walnice Nogueira Galvão Annateresa Fabris Luiz Bernardo Pericás Valerio Arcary Tales Ab'Sáber Salem Nasser Kátia Gerab Baggio Lincoln Secco Marilena Chauí Manuel Domingos Neto Boaventura de Sousa Santos Eugênio Trivinho Marcus Ianoni Sandra Bitencourt Michael Löwy Manchetômetro Alexandre de Lima Castro Tranjan Francisco Pereira de Farias Luiz Roberto Alves