Palavras fortes

Ivor Abrahams, Díptico, 1981
Whatsapp
Facebook
Twitter
Instagram
Telegram

Por PRISCILA FIGUEIREDO*

Quatro poemas

 

A bandeja de Sylvia Plath
Como explicar que a mulher
antes de enfiar a cabeça na barriga do forno
deixasse ao lado dos filhinhos que dormiam no quarto uma
bandeja com um pouco de pão e de leite?
Não chequei nos autos, mas imagino
que quando acordaram este
não estava mais tépido
enquanto o gás,
breve, não mais letal, invadia a casa inteira, agora aberta
pois alguém já destravara a porta da cozinha —
ainda assim chegando tarde para salvar Sylvia,
que não queria mais ser Lady Lázaro.

Pouco tempo depois, enquanto um adulto consolava as crianças, outro
devia despejar as xícaras na pia, dizer consigo “que mulher demente”,
as fatias de pão indo para o lixo.

É quase certo então que não comeram nada, pois quando
acordaram tudo já estava há muito tempo velho,
como os alimentos apenas exibidos, mas incomestíveis, das vitrines.
Não perderia, porém, o frescor a imagem do gesto materno, objeto
entalado para sempre entre o ninho e a câmara de morte,
a bandeja retórica de uma artista que sabia:
ser mãe era impossível, ser acolhido mais ainda —
não se esquecessem disso a filha e o filho.
Educação mais desencantada não deve ter havido.

 

Eis que A pedra era
muito dura, como sempre é
quando faz jus ao nome.
Era mais sólida que o meu,
que o seu caráter; mais
empedernida que as leis,
mais áspera que lixa, que o rico
costuma ser com o pobre.

Mas aí vieram eles, com aquela
conversinha de água mole,
o murmúrio infantil
de um rio ligeiro e brincalhão…

Foi tão aos pouquinhos que quase
esquecemos como era antes de tudo,
assim como quando foi que a pedra

deixou de ser pedra. Não há aniversário
se a percepção não acusa uma
ruptura estrondosa.

 

João sem braço
Bastou um olhar desfocado
em sua direção
e rápido, mas fora do tempo
sem mover nada
além da boca
soltou quando já o deixava
a frase de que eu
sem saber escapava:
“Ô tia, me dá um trocado?”.
Aproveitei meus passos
já à frente e ignorei
perfeito joão sem bolso
a interpelação ecoando
num ponto atrás do meu trajeto
onde estavam agora duas passantes

(sob forma quase universal
o pedido, ainda válido e audível,
pôde alcançar o coração
a que não se dirigia)

 

Três palavras fortes
A primeira é esquadrão:
onde quer que soe
traz consigo a morte.

Canela parda, cotovelo escuro
comburem dentro de camburão,
urna, penumbra — desta nação.

lixão ressuma
suco fétido, jumento moído, resto
de marmita de alumínio, feto
de mãe nenhuma.

 

*Priscila Figueiredo é professora de literatura brasileira na USP. Autora, entre outros livros, de Mateus (poemas) (Bem te vi).

 

O site A Terra é Redonda existe graças aos nossos leitores e apoiadores.
Ajude-nos a manter esta ideia.
Clique aqui e veja como 

Veja neste link todos artigos de

AUTORES

TEMAS

10 MAIS LIDOS NOS ÚLTIMOS 7 DIAS

Lista aleatória de 160 entre mais de 1.900 autores.
Francisco de Oliveira Barros Júnior Marcus Ianoni Eugênio Trivinho Michel Goulart da Silva Carla Teixeira Valerio Arcary Berenice Bento Michael Roberts Luiz Werneck Vianna Milton Pinheiro José Dirceu João Lanari Bo José Micaelson Lacerda Morais Leonardo Sacramento Renato Dagnino Alexandre de Freitas Barbosa Gilberto Lopes Marcos Silva Igor Felippe Santos Marilia Pacheco Fiorillo Luis Felipe Miguel Alexandre de Lima Castro Tranjan Benicio Viero Schmidt Annateresa Fabris Boaventura de Sousa Santos Julian Rodrigues Paulo Nogueira Batista Jr Juarez Guimarães Afrânio Catani Luiz Eduardo Soares Daniel Afonso da Silva Ricardo Fabbrini Denilson Cordeiro Jean Marc Von Der Weid Bruno Machado José Raimundo Trindade Lorenzo Vitral João Adolfo Hansen Marjorie C. Marona Luiz Bernardo Pericás Andrew Korybko Fernão Pessoa Ramos Tadeu Valadares Heraldo Campos Lucas Fiaschetti Estevez Carlos Tautz Andrés del Río Tarso Genro José Luís Fiori Liszt Vieira Érico Andrade Vladimir Safatle Paulo Capel Narvai Caio Bugiato Gilberto Maringoni Henry Burnett Ronald Rocha Bento Prado Jr. Dennis Oliveira Marilena Chauí Lincoln Secco Ricardo Antunes Fábio Konder Comparato Vinício Carrilho Martinez Sandra Bitencourt Bernardo Ricupero Celso Frederico Yuri Martins-Fontes Luiz Roberto Alves Airton Paschoa João Paulo Ayub Fonseca Antônio Sales Rios Neto Ricardo Musse Eleutério F. S. Prado Vanderlei Tenório Armando Boito Dênis de Moraes Francisco Pereira de Farias Jorge Branco Marcelo Guimarães Lima Maria Rita Kehl Michael Löwy Marcos Aurélio da Silva Eleonora Albano Paulo Fernandes Silveira Osvaldo Coggiola João Carlos Loebens Rodrigo de Faria Flávio Aguiar Manuel Domingos Neto Antonino Infranca Ari Marcelo Solon Manchetômetro Jean Pierre Chauvin Flávio R. Kothe João Sette Whitaker Ferreira Sergio Amadeu da Silveira Paulo Martins Plínio de Arruda Sampaio Jr. Ronaldo Tadeu de Souza Ronald León Núñez Alysson Leandro Mascaro Anselm Jappe Luiz Renato Martins Rubens Pinto Lyra José Costa Júnior Bruno Fabricio Alcebino da Silva Valerio Arcary Matheus Silveira de Souza Marcelo Módolo João Carlos Salles Everaldo de Oliveira Andrade Luciano Nascimento Ricardo Abramovay Celso Favaretto Paulo Sérgio Pinheiro Luiz Marques Antonio Martins Claudio Katz Gerson Almeida Elias Jabbour Jorge Luiz Souto Maior André Márcio Neves Soares Kátia Gerab Baggio Gabriel Cohn Walnice Nogueira Galvão Alexandre Aragão de Albuquerque Chico Alencar Leonardo Boff Fernando Nogueira da Costa Chico Whitaker Otaviano Helene Francisco Fernandes Ladeira Leda Maria Paulani Eduardo Borges Leonardo Avritzer Daniel Brazil Eugênio Bucci Ladislau Dowbor Henri Acselrad Tales Ab'Sáber Thomas Piketty André Singer José Geraldo Couto Daniel Costa Luiz Carlos Bresser-Pereira Samuel Kilsztajn Alexandre de Oliveira Torres Carrasco Priscila Figueiredo João Feres Júnior Luís Fernando Vitagliano Slavoj Žižek Rafael R. Ioris José Machado Moita Neto Remy José Fontana Eliziário Andrade Salem Nasser Mariarosaria Fabris Atilio A. Boron Mário Maestri

NOVAS PUBLICAÇÕES